América Inglesa
Compreendendo a formação de um país
multifacetado
Cap. 02
OBJETIVOS:
o Compreender as origens históricas das
desigualdades e do preconceito nos EUA.
o Analisar o processo histórico que se
deu na formação das Treze Colônias.
o Distinguir a forma de colonização realizada
nas Treze Colônias da colonização ibérica.
PALAVRAS-CHAVE:
ü Colonização.
ü Estado.
ü Mercantilismo.
1. CONTEXTUALIZANDO: p. 127
a. Colonização tardia (em relação aos
países ibéricos):
o Guerra
dos Cem Anos (1337 a 1453).
o Reforma
Anglicana (Ato de Supremacia, 1534).
o Colonização
de fato: dinastia Stuart - séc. 17 (1604-1688):
·
Iniciativa
privada;
·
Crises política e
religiosa.
2. O COMEÇO DA
COLONIZAÇÃO - perseguidos, camponeses e escravos: p. 128
a. Mito fundador: “Pais Peregrinos” e
Mayflower Compact, 1620. Região: Massachusetts – p. 128.
b. Colonos e
indígenas: desconhecimento e extermínio: p. 131
o Organização
social: caçadores/coletores.
o Religião:
xamamistas e totêmicos.
ð Extermínio
físico e cultural; p. 132.
c. As colônias: self-govenment (autogoverno) e negligência
salutar; p. 133.
o Norte:
trabalho livre; mercando interno consumidor e Mercado Triangular.
“Apesar de as leis estabelecerem limites, os comerciantes das
colônias agiam com grande liberdade e seguiam mais a lei da oferta e da procura
do que as leis do Parlamento de Londres”.
(L. Karnal,
hist.)
o Sul:
trabalho escravo; latifúndios e matéria prima agroexportadora.
“A vida, em todo o sul, achava-se envolta numa folha de fumo”.
(Leo Huberman,
hist.)
3. DÁ O QUE
PENSAR: p. 134:
o Preconceito:
negros e imigrantes latinos.
o Local de
contraste: maior PIB do mundo (EUA atual), mas 43% da população na pobreza.
ð Há sentido
um discurso que exclui negros e imigrantes em uma nação que se formou,
sobretudo, com a contribuição destes?
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