terça-feira, 17 de março de 2020

8º ano: Fichamento "A Independência dos EUA"


                        A INDEPENDÊNCIA DOS EUA

(cap. 03)


OBJETIVOS:

o Analisar os impactos e desdobramentos das ideias iluministas na sociedades europeias e americanas.
o  Entender o processo de formação dos EUA, assim como os conceitos de Estado, Nação e País.
o  Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios.

PALAVRAS-CHAVE: Revolução; Democracia; Cidadania.


1. CONTEXTUALIZANDO: Europa e Américas em meados do séc. 18; p. 64.


a.   Inglaterra:

o   Monarquia Parlamentar, 1689.
o   Revolução Industrial, meados de 1750.
o   Iluminismo: John Locke; Montesquieu e Adam Smith.

b.   França: absolutismo monárquico (Luís XIV, 1643-1715).
c.   Colônias Ibéricas: riqueza e opulência derivadas do ouro e prata.
d.   Colônias de povoamento e de exploração?

o   Colônias Ibéricas: projeto colonial organizado, planejado e metódico.
o   Colônias inglesas (EUA): falta de um efetivo projeto colonial; sem a tutela direto do Estado =  “Negligência Salutar”; p. 65.


2. FORMAÇÃO DAS 13 COLÔNIAS:


a.    Mito fundador: “Pais Peregrinos” e Mayflower Compact, 1620. Região: Massachusetts – p. 64.
b.   As colônias: (revisão)

o   Norte: trabalho livre; mercando interno consumidor e Mercado Triangular.

“Apesar de as leis estabelecerem limites, os comerciantes das colônias agiam com grande liberdade e seguiam mais a lei da oferta e da procura do que as leis do Parlamento de Londres”.
(L. Karnal, hist.)

o   Sul: trabalho escravo; latifúndios e matéria prima agroexportadora.

“A vida, em todo o sul, achava-se envolta numa folha de fumo”.
(Leo Huberman, hist.)



3. A CRISE DO SISTEMA COLONIAL INGLÊS:


a.   A Guerra dos Sete Anos (1756-1763): A França, derrotada, teve que entregar suas possessões no Canadá, Caribe e Índia; pp. 65, 66.

b.   Crise econômica e política inglesa: novos impostos coloniais: p. 67.

o  Lei do Açúcar (1764).
o  Lei da Moeda (1764).
o  Lei do Aquartelamento - ou Hospedagem (1764).
o  Lei do Selo (1765) – abolida em 1766.
o  Atos Townshend (1767).  

Þ         O Massacre de Boston (1770) – p. 68.

o  Lei do Chá (1773)  ==>  Festa do Chá em Boston (1773); p. 68.

Þ         Reação do Parlamento inglês: Leis Intoleráveis (1774): incentivou o movimento pela independência; p. 68.


4. O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA E A GUERRA:


a.   2º Congresso da Filadélfia (1775) e o poder das ideias: p. 70.

o  John Locke (1632-1704): participação política para determinar a validade da lei.
o  Thomas Paine (1737-1809): (2º CF) “a sociedade é produzida por nossas necessidades; o governo, por nossas iniquidades” ; p. 72.

b.   Independência das Treze Colônias: 04/07/1776, sob a liderança de George Washington e texto de Thomas Jefferson (ver p. 74); p. 70.

c.   As guerras de independência:

o  Lexington e Concord: marcos da guerra pela independência; p. 70.
o  Aliados da revolução: França e Espanha.
o  Tempo de guerra: 1774-1781.

d.   A Constituição dos EUA, 1787: p. 71.

(1) Regime de governo: República Tripartidária.
(2) Sistema de governo: Federação (Congresso Nacional).
(3) Presidencialismo.


5. AS REPERCUSSÕES DA INDEPENDÊNCIA DOS EUA:


a.   Revolução como exemplo: p. 73.

o  Primeiro movimento vitorioso anticolonial.
o  Adoção da República Federativa.
o  Adoção dos princípios iluministas.

b.   Efeitos diretos: p. 73.

o  França: Revolução Francesa, 1789.
o  Brasil: Inconfidência Mineira (1789) e Conjuração Baiana (1798).


6. A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL E AS SUAS CONTRADIÇÕES:


a.   Republicanismo sim, democracia não!; p. 74.
b.   “Povo dos Estados Unidos”: homens brancos; p. 75.
c.   Os excluídos: p. 75.

o   Índios.
o   Mulheres.
o   Índios; pp. 75, 76.


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