A INDEPENDÊNCIA DOS EUA
(cap. 03)
OBJETIVOS:
o Analisar os impactos e desdobramentos
das ideias iluministas na sociedades europeias e americanas.
o Entender o processo de formação dos
EUA, assim como os conceitos de Estado, Nação e País.
o Identificar as tensões e os
significados dos discursos civilizatórios.
PALAVRAS-CHAVE: Revolução; Democracia; Cidadania.
1. CONTEXTUALIZANDO: Europa e Américas em meados do séc. 18; p. 64.
a. Inglaterra:
o Monarquia
Parlamentar, 1689.
o Revolução
Industrial, meados de 1750.
o Iluminismo:
John Locke; Montesquieu e Adam Smith.
b. França: absolutismo monárquico (Luís
XIV, 1643-1715).
c. Colônias Ibéricas: riqueza e opulência
derivadas do ouro e prata.
d. Colônias de povoamento e de
exploração?
o Colônias
Ibéricas: projeto colonial organizado, planejado e metódico.
o Colônias
inglesas (EUA): falta de um efetivo projeto colonial; sem a tutela direto do
Estado = “Negligência Salutar”; p. 65.
2. FORMAÇÃO DAS
13 COLÔNIAS:
a. Mito fundador: “Pais Peregrinos” e
Mayflower Compact, 1620. Região: Massachusetts – p. 64.
b. As colônias: (revisão)
o Norte:
trabalho livre; mercando interno consumidor e Mercado Triangular.
“Apesar de as leis estabelecerem limites, os comerciantes das
colônias agiam com grande liberdade e seguiam mais a lei da oferta e da procura
do que as leis do Parlamento de Londres”.
(L. Karnal, hist.)
o Sul:
trabalho escravo; latifúndios e matéria prima agroexportadora.
“A vida, em todo o sul, achava-se envolta numa folha de fumo”.
(Leo Huberman, hist.)
3. A CRISE DO SISTEMA COLONIAL INGLÊS:
a.
A Guerra dos Sete
Anos (1756-1763): A França, derrotada, teve que entregar suas possessões no
Canadá, Caribe e Índia; pp. 65, 66.
b.
Crise econômica e
política inglesa: novos impostos coloniais: p. 67.
o Lei do Açúcar (1764).
o Lei da Moeda (1764).
o Lei do Aquartelamento - ou Hospedagem
(1764).
o Lei do Selo (1765) – abolida em 1766.
o Atos Townshend (1767).
Þ
O Massacre de
Boston (1770) – p. 68.
o Lei do Chá (1773) ==> Festa do Chá em Boston (1773); p. 68.
Þ
Reação do
Parlamento inglês: Leis Intoleráveis (1774): incentivou o movimento pela
independência; p. 68.
4. O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA E A GUERRA:
a.
2º Congresso da
Filadélfia (1775) e o poder das ideias: p. 70.
o John Locke (1632-1704): participação
política para determinar a validade da lei.
o Thomas Paine (1737-1809): (2º CF) “a sociedade é produzida por nossas
necessidades; o governo, por nossas iniquidades” ; p. 72.
b.
Independência das
Treze Colônias: 04/07/1776, sob a liderança de George Washington e texto de
Thomas Jefferson (ver p. 74); p. 70.
c. As guerras de independência:
o Lexington e Concord: marcos da guerra
pela independência; p. 70.
o Aliados da revolução: França e Espanha.
o Tempo de guerra: 1774-1781.
d. A Constituição dos EUA, 1787: p. 71.
(1) Regime
de governo: República Tripartidária.
(2) Sistema
de governo: Federação (Congresso Nacional).
(3) Presidencialismo.
5. AS REPERCUSSÕES DA INDEPENDÊNCIA DOS EUA:
a.
Revolução como
exemplo: p. 73.
o Primeiro movimento vitorioso
anticolonial.
o Adoção da República Federativa.
o Adoção dos princípios iluministas.
o França: Revolução Francesa, 1789.
o Brasil: Inconfidência Mineira (1789) e
Conjuração Baiana (1798).
6. A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL E AS
SUAS CONTRADIÇÕES:
a. Republicanismo sim, democracia não!; p. 74.
b. “Povo dos Estados Unidos”: homens brancos; p. 75.
c. Os excluídos: p. 75.
o
Índios.
o
Mulheres.
o
Índios; pp. 75, 76.
so isso
ResponderExcluirque fichamento grande
ResponderExcluirespera o ensino médio
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