quarta-feira, 13 de maio de 2020

8º ano - vídeo: "A Era Napoleônica" (parte 1)



 “O GOVERNO NAPOLEÔNICO E O CONGRESSO DE VIENA.”

1. Relacione os fatos aos respectivos períodos da Era Napoleônica (1799-1815):

(1) Consulado.
(2) Império.
(3) Governo dos Cem dias.

a. (       ) Foi criado o Banco da França.
b. (       ) Foi decretado o Bloqueio Continental.
c. (       ) As fronteiras francesas foram estendidas.
d. (       ) Travada famosa batalha de Waterloo.
e. (       ) Foi promovida uma reaproximação do Estado francês com a Igreja Católica Romana por meio da Concordata de 1801.


RESP. 1-2-2-3-1

2. Leia o texto a seguir para responder as próximas questões:

Onda conservadora

              Com a derrota de Napoleão, os governos vencedores procuraram restabelecer a ordem vigente na Europa antes da Revolução Francesa.
              O marco desse processo foi o Congresso de Viena, realizado na capital do império austríaco, com representantes de Áustria, Prússia, Rússia, Inglaterra, Espanha, Portugal, entre outros. No Congresso, decidiu-se restaurar antigas dinastias absolutistas, bem como restabelecer as fronteiras existentes antes de 1789.
(...)
              No Congresso, decidiu-se também a criação da Santa Aliança, uma organização para combater tentativas de subverter a ordem, tanto na Europa quanto nas colônias. (...) A Espanha procurou usar as forças da Santa Aliança para reprimir os movimentos de emancipação nas colônias americanas.
(SANTIAGO, Pedro. Por Dentro da História: ensino médio. São Paulo: Escala Educacional, 2007, p. 404.

 a. Qual o nome da ordem vigente (forma de governo) que os governos vencedores procuraram restabelecer?

RESP.: Chama-se Antigo Regime ou Monarquia Absolutista.

b. O que foi definido pelo Congresso de Viena?

RESP.: (1)  restaurar antigas dinastias absolutistas e (2) restabelecer as fronteiras existentes antes de 1789.

c. Com base no que foi estudado em sala de aula mais as informações do texto, explique o que foi a Santa Aliança?

RESP: (1) Um exército supranacional formado pela ÁUS, RÚS e PRÚ  (2) para combater tentativas de subverter a ordem, tanto na Europa quanto nas colônias.

3. (Unesp - adaptado) Artigo 5.º — O comércio de mercadorias inglesas é proibido, e qualquer mercadoria pertencente à Inglaterra, ou proveniente de suas fábricas e de suas colônias é declarada boa presa.

Artigo 7.º — Nenhuma embarcação vinda diretamente da Inglaterra ou das colônias inglesas, ou lá tendo estado, desde a publicação do presente decreto, será recebida em porto algum.

Artigo 8.º — Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e o navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa.
(Excerto do Bloqueio Continental, Napoleão Bonaparte. Citado por Kátia M. de Queirós Mattoso. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963), 1977.)

Ø Esses artigos do Bloqueio Continental, decretado pelo Imperador da França em 1806, permitem notar a disposição francesa de:

a. (     ) estimular a autonomia das colônias inglesas na América, que passariam a depender mais de seu comércio interno.
b. (     ) provocar a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, por meio da ocupação militar da Península Ibérica.
c. (     ) ampliar a ação de corsários ingleses no norte do Oceano Atlântico e ampliar a hegemonia francesa nos mares europeus.
d. ( X ) debilitar economicamente a Inglaterra, então em processo de industrialização, limitando seu comércio com o restante da Europa.

4. Muitas políticas implementadas durante a Era Napoleônica destruíram de vez as bases de sustentação do antigo regime absolutista. Entre essas políticas, estava:

a. ( X ) O Código Civil Napoleônico
b. (     ) A Lei da Guilhotina
c. (     ) A Magna Carta
d. (     ) As Leis Manuelinas

5. Qual foi o principal motivo que obrigou Napoleão Bonaparte a empreender uma guerra contra o Império Russo em 1812?

a. (     ) A tentativa do Império Russo de se apropriar das províncias italianas do Império Francês.
b. ( X ) O fato de o Império Russo ter descumprido o Bloqueio Continental.
c. (     ) A formação da aliança comercial entre o Império Russo e o Império Português.
d. (     ) A ocupação russa da ilha de Córsega, terra natal de Napoleão.

6. Depois de ter integrado o chamado Governo do Consulado (1799 a 1804) com Emmanuel Sieyès e Roger Ducos, Napoleão, por meio de um plebiscito, conseguiu aprovar a instauração do primeiro império francês, tendo ele próprio inaugurado a sua dinastia. Na cerimônia de sua coroação, ocorrida em 02 de dezembro de 1804, um fato inusitado ocorreu:

a. ( X ) Napoleão autocoroou-se.
b. (     ) Napoleão, inesperadamente, recusou-se a assumir o trono.
c. (     ) a coroação teve de ser adiada em virtude de rumores sobre um possível atentado contra Napoleão.
d. (     ) Napoleão recusou-se a usar a coroa, pois era símbolo do passado absolutista.

7. História e Literatura:


"O Conde de Monte Cristo (título original em francês: Le Comte de Monte-Cristo) é um romance da literatura francesa escrito por Alexandre Dumas em colaboração com Auguste Maquet e concluído em 1844. Inicialmente publicado como Folhetim de 1844 a 1846 (primeira parte: do 28 de Agosto ao 19 de Outubro de 1844, Segunda parte: do 31 de Outubro ao 26 de Novembro de 1844, Terceira parte: do 20 de Junho 1845 ao 15 de Janeiro de 1846), o livro conta a história de um marinheiro que foi preso injustamente. Lá, conhece um clérigo de quem fica amigo. Quando o clérigo morre, ele escapa da prisão e toma posse de uma misteriosa fortuna. O marinheiro, agora em condições financeiras, pode vingar-se daqueles que o levaram à vida de prisioneiro. A história é livremente inspirada por fatos da vida de Pierre Picaud.

              É considerado, juntamente com Os Três Mosqueteiros, uma das mais populares obras de Dumas, e é frequentemente incluída nas listas de livros mais vendidos de todos os tempos. O nome do romance surgiu quando Dumas a caminho da Ilha Monte-Cristo, com o sobrinho de Napoleão, disse que usaria a ilha como cenário de um romance".

O contexto histórico narrado no livro está em um período de transição entre as etapas da Era Napoleônica. Que período foi esse?

RESP: Ocorre quando Napoleão está cumprindo o seu primeiro exílio, na Ilha de Elba. Portanto, entre o Império e o Governo dos Cem Dias.

8. O governo de Napoleão Bonaparte pode ser periodizado em Consulado, Império e:

a. (     ) Monarquia.
b. (     ) Militarismo.
c. ( X ) Governo dos Cem dias.
d. (     ) Comunismo.
e. (     ) Socialismo.

Bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8º ano: Listão: “O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL e O PRIMEIRO REINADO”

 “O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL e O PRIMEIRO REINADO” 1. “Em março de 1817, um grupo de revolucionários assumiu o poder na província...