segunda-feira, 20 de abril de 2020

1ª série - Lista de exercícios "A América Inglesa" (GABARITO)

Lista de Exercícios
“A AMÉRICA INGLESA”

1. (Mackenzie-SP) São características das colônias de povoamento implantadas no continente americano a partir do século XVII:

A)  Trabalho compulsório, mercado interno, plantações de subsistência e pacto colonial.
B)  Pequena propriedade familiar, manufaturas, policultura, autonomia econômica e mão de obra livre.
C)  Grandes propriedades de terras, ação colonizadora decorrente de conflitos religiosos na metrópole, monocultura e trabalho escravo.
D)  Trabalho escravo, produção voltada para a exportação, economia limitada pelo exclusivo colonial e latifúndio monocultor.
E)  Pequenas plantações de subsistência, monocultura, ação colonizadora baseada nas propostas mercantilistas e mão de obra livre.

2. Quanto à colonização realizada nos Estados Unidos da América do Norte, ela foi dividida em colônias do norte e do sul. Predominantemente nas colônias do norte, essa ocupação se diferenciou da ocorrida no sul, onde o clima favorecia a cultura de produtos tropicais de grande valor na Europa, como o tabaco e o algodão.

A colonização, no norte, foi realizada predominantemente por

A) franceses.
B) ingleses.
C) portugueses.
D) espanhóis.
E) holandeses.

3. Considerando-se a colonização europeia no Novo Mundo, nos séculos XVII e XVIII, é possível estabelecer como dado de semelhança entre a colonização inglesa e a holandesa a

A)  participação de judeus e cristãos-novos no financiamento das atividades coloniais.
B)  exploração da grande lavoura para exportação e a utilização da mão de obra africana escravizada.
C)  concentração de ambas no desenvolvimento das atividades comerciais baseadas no cultivo e exportação do cacau e do café.
D)  presença do Estado absolutista, em nome do qual todas as ações nas colônias contavam com o apoio das respectivas monarquias metropolitanas.
E)  manutenção da religião católica como uma diretriz para o empreendimento de ações econômicas e sociais no Novo Mundo.

4. Sobre a colonização do continente americano pelos ingleses, franceses, portugueses e espanhóis, é correto afirmar que ela

A)  estimulou ao comércio triangular nas colônias inglesas, cumprindo os objetivos do livre comércio e acabando com o protecionismo comercial.
B)  desenvolveu atividades produtivas autônomas em todas  as colônias francesas.
C)  se caracterizou, na Nova Inglaterra, pela predominância  da pequena propriedade, pela policultura e pela mão de  obra familiar, com produção destinada ao mercado interno.
D)  garantiu a formação de impérios coloniais pacificamente,  através de tratados, como o de Tordesilhas e Madri,  excluindo a possibilidade de conflitos coloniais entre as  diversas metrópoles europeias.
E)  assegurou o caráter monopolista da expansão ultramarina,  nas colônias espanholas, com a ruptura das imposições  do Pacto Colonial.

5. É bem verdade que outros colonizadores europeus estavam também ocupando espaços, mas impressiona, no caso da América Inglesa, a velocidade assim como a variedade das formas de ocupação e de atividades econômicas. Impressiona também a convicção de um direito divino, assim como de uma missão especial desse povo na América. Essa crença na própria excepcionalidade resultava de uma tradição religiosa (puritana) que realçava a realização da virtude individual, assim como de uma tradição republicana que fundava as instituições políticas na ação e na vontade de homens livres.
MOURA, Gerson. Estados Unidos e América Latina. São Paulo: Contexto, 1991. p. 11.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a colonização das Américas Anglo-saxônica, Portuguesa e Hispânica, é correto afirmar:

A)  As colonizações das Américas estiveram fortemente marcadas por uma cultura urbana, sendo que, desde o início, a penetração rumo ao interior e a fundação de cidades, com suas instituições políticas, foram os aspectos que as aproximaram.
B)  A colonização da América Anglo-saxônica recebeu famílias camponesas pobres endividadas, burguesas ou nobres, vítimas de perseguições político-religiosas; no entanto, em ambos os casos, colonizar foi sinônimo de dominação econômica, política e religiosa.
C)  As concepções políticas e religiosas semelhantes nas colonizações das Américas foram decisivas para estruturar modelos de desenvolvimento similares, de valorização das capacidades individuais.
D)  Nas Américas Hispânica e Portuguesa, a adoção da escravidão negra e do catolicismo subverteu o modo de colonizar ibérico e explica os eficientes processos de emancipação política nos diferentes países latino-americanos.
E)  Ao contrário dos povos que colonizaram a América Anglo-saxônica, aqueles que colonizaram as Américas Hispânica e Portuguesa foram incapazes de desenvolvê-las economicamente, em razão das disposições naturais adversas nelas encontradas, como o clima e as condições geográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8º ano: Listão: “O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL e O PRIMEIRO REINADO”

 “O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL e O PRIMEIRO REINADO” 1. “Em março de 1817, um grupo de revolucionários assumiu o poder na província...