LISTA DE
EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA:
“A PROCLAMAÇÃO DA
REPÚBLICA”
1. O governo do
Marechal Floriano Peixoto (1889-1891) contou com o apoio dos:
a) federalistas sulistas que
aprovavam suas ações no governo.
b) negros capoeiristas que
participavam de sua política cultural.
c) monarquistas cariocas que
aceitavam suas decisões políticas.
d) republicanos radicais que
sustentavam suas medidas econômicas.
2. Os primeiros anos da república brasileira, e a República da Espada em
particular, foram anos de adaptação e, portanto, marcados por muitas crises.
Uma dessas crises ficou conhecida como Encilhamento.
A respeito do
Encilhamento, encontre a alternativa correta:
a)
o Encilhamento foi uma crise política que marcou a disputa de Deodoro da
Fonseca e Rui Barbosa, com o presidente brasileiro tentando utilizar de seu
cargo para destituir Rui Barbosa de sua função a todo custo.
b)
o Encilhamento foi uma rebelião que aconteceu no Rio Grande do Sul,
quando tropas monarquistas rebelaram-se e iniciaram uma luta contra as forças
federalistas leais ao governo.
c)
o Encilhamento foi uma forte crise econômica que atingiu o Brasil como
fruto da desastrada política econômica praticada por Rui Barbosa e gerou
desvalorização da moeda e crescimento da inflação.
d)
os efeitos do Encilhamento só foram contidos durante a gestão de
Epitácio Pessoa (1919-1922).
e)
o Encilhamento foi a tentativa
3. Por meio de um golpe liderado pelos militares, a república brasileira
foi proclamada pelo marechal Deodoro da Fonseca em 15 de novembro de 1889. A
República Velha, ou Primeira República, marcou uma nova fase na história
política do Brasil. No que diz respeito ao período inicial da República Velha,
é correto afirmar-se que:
a) ficou conhecida como República
da Espada porque seus primeiros presidentes eram militares e tinha como símbolo
a espada.
b) foi um período no qual todos os
brasileiros tinham o direito de exercer sua cidadania por meio do voto.
c) é conhecida também como Nova
República Democrática.
d) o Brasil era um país
essencialmente urbano e industrializado.
e) não foram utilizados a violência
e o autoritarismo, pois os políticos eram conscientes do seu dever de trabalhar
por uma sociedade mais justa e igualitária.
4. Leia o excerto de
texto abaixo.
Rio de Janeiro, 15 de novembro de 1889.
Eu quisera poder dar a esta data a denominação
seguinte: 15 de Novembro, primeiro ano de República; mas não posso infelizmente
fazê-lo. O que se fez é um degrau, talvez nem tanto, para o advento da grande
era.
Em todo o caso, o que está feito, pode ser
muito, se os homens que vão tomar a responsabilidade do poder tiverem juízo,
patriotismo e sincero amor à liberdade.
Como trabalho de saneamento, a obra é
edificante. Por ora, a cor do Governo é puramente militar, e deverá ser assim.
O fato foi deles, deles só, porque a colaboração do elemento civil foi quase
nula.
O povo assistiu àquilo bestializado, atônito,
surpreso, sem conhecer o que significava.
Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma
parada. Era um fenômeno digno de ver-se. O entusiasmo veio depois, veio mesmo
lentamente, quebrando o enleio dos espíritos. Pude ver a sangue-frio tudo
aquilo.
Fonte: http://nascidosparaadocencia.blogspot.com.br.
Acesso em out 2017.
Sobre a Proclamação da República no Brasil, é correto afirmar que:
a)
O apoio popular foi decisivo para que o poder imperial fosse extirpado
da política brasileira, tanto que nessa época as greves portuárias já
alavancavam o Brasil rumo a um novo regime.
b)
As forças militares mostraram sua deliberação em compor o quadro
político brasileiro, determinando os dois primeiros presidentes do país:
Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
c)
O ideário republicano brasileiro baseou-se na filosofia positivista e
fascista, pois assim que proclamada, a República direcionou-se ao
totalitarismo.
d)
O Império já dava sinais de fraqueza desde a abdicação de D. Pedro I, em
1831, e por isso, havia o desejo de se implementar um novo regime, menos
democrático e mais centralizador.
e)
O centralismo monárquico jamais enfraqueceu-se diante das críticas a ele
direcionadas por intelectuais, políticos e artistas, o que nos leva à conclusão
de que a monarquia terminou por opção dos próprios monarquistas.
5. O início da República conviveu com crises econômicas, marcadas por
inflação, desemprego e superprodução de café. Tal situação, aliada à
concentração de terras e à ausência de um sistema escolar abrangente, implicou
que a maioria dos libertos passasse a viver em um estado de quase completo
abandono. Esses últimos, além dos sofrimentos da pobreza, tiveram de enfrentar
uma série de preconceitos cristalizados em instituições e leis, feitas para
estigmatizá-los como subcidadãos, elementos sem voz na sociedade brasileira.
DEL PRIORE, M.; VENÂNCIO, R. O livro de ouro da
história do Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001, p. 269.
Os primeiros governos republicanos de finais do século XIX
a)
promoveram políticas de inclusão social para os libertos e descendentes
dos afro-brasileiros.
b)
estimularam a industrialização do Brasil, que substituiu a mão de obra
escrava pelo trabalho livre dos libertos.
c)
combateram as visões e as práticas preconceituosas sobre os
afro-brasileiros e seus descendentes.
d)
contribuíram para a manutenção da exclusão e segregação dos libertos na
política brasileira.
6. Sobre a Revolta da
Armada (1893-1894), selecione a alternativa correta:
a)
foi motivada pela insatisfação do exército com a violenta repressão do
governo ao Arraial de Canudos, no sertão baiano.
b)
foi resultado da insatisfação da marinha, reduto de monarquistas, com o
governo do Marechal Floriano Peixoto.
c)
foi uma rebelião dos membros da marinha brasileira contra os castigos
físicos dedicados, principalmente, aos soldados rasos.
d)
foi uma revolta popular que alcançou o exército por causa das
arbitrariedades cometidas pelo governo no projeto de modernização da cidade do
Rio de Janeiro.
e)
foi um conflito travado no Rio Grande do Sul entre as duas forças que
disputavam o poder daquele estado.
7. O texto abaixo é um trecho do livro Guia Politicamente Incorreto dos Presidentes da República (Paulo
Schmidt. 2ª ed. Rio de Janeiro: LEYA, 2017, p. 21).
“Alguns preferem chamar esse período de (___). Mas
considero tal título inadequado, pois a República no Brasil foi sempre a mesma,
da proclamação até o presidente, ao contrário da França, alternada desde a
Revolução Francesa entre a Primeira República, Consulado, Primeiro Império,
Restauração Monárquica, Segunda República, Segundo Império, Terceira República
etc.
A primeira fase desse período, de 1889 a 1894, foi
denominada (___), em alusão ao regime ditatorial imposto pelos dois primeiros
presidentes. A segunda fase é a (___), cujos rasgos principais foram a
monocultura do café, a Política do (___) – isto é, a alternância no poder das
oligarquias paulistas e mineira -, o (___), as fraudes eleitorais e a
consequente exclusão da maioria do (___) da vida política”.
Agora, considerando o contexto histórico que narrado no
trecho acima, preencha as lacunas com as opções abaixo escrevendo nelas seus
respectivos números.
(1) coronelismo
(2) República da Espada
(3) povo brasileiro
(4) Primeira República
(5) República Oligárquica
(6) Café com Leite
8. A Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889,
levando à formação de um Governo Provisório, que lançou as bases para uma nova
Constituinte e uma nova Constituição. A nova Constituição brasileira foi
promulgada em 1891 e implantou grandes mudanças no Brasil. A respeito dessa
Constituição, marque a afirmação FALSA:
a)
implantou o federalismo no Brasil, um sistema político que concedia
certo grau de autonomia para os estados em relação à União.
b)
implantou o sufrágio universal masculino para todos os homens maiores de
21 anos, alfabetizados e que não fossem mendigos ou soldados rasos.
c) o presidente foi determinado
como o chefe do Executivo, e a escolha do presidente ocorreria a partir de
eleições diretas para um mandato de quatro anos.
d)
a Constituição estipulava a realização de eleições diretas para a
escolha de um novo presidente em 1891.
e)
a comissão que redigiu a Constituição fazia parte da Assembleia
Constituinte e, ao todo, cinco pessoas foram nomeadas para redigir o documento,
que foi revisado por Rui Barbosa e aprovado pelos parlamentares brasileiros.
“Não é errando que se aprende, mas sim corrigindo o erro”.
(Içami Tiba, 1941-2015)
Grande mestre, saudades do senhor e da vossa sabedoria.
ResponderExcluiró grande senhor história, guardião do passado, disponibilize por obséquio o vídeo do driver no seu blog, não estava funcionando.
ResponderExcluirperdoe minha audácia